quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DIY: Bolsa Envelope

Oii pessoal!
O post de hoje é beem longo, mas acho que vocês irão gostar!
Preparei um tutorial, onde mostro o passo-a-passo de como fazer uma bolsa modelo envelope!

OS MATERIAIS QUE EU USEI FORAM:  

1- 60 cm Tecido de Nylon ( parece couro ecológico, porém é mais grosso);
2- 60 cm Entretela auto-colante dupla face;
3- 60 cm Tricoline sem elastano (para o forro);
4- Tesoura;
5- Lápis colorido;
6- Caneta marcador;
7- Lápis;
8- Estilete;
9- Agulha e Linha;
10- Cola de tecido;
11- Fita transparente;
12- Botão;
13- Base para corte;
14- Régua.

Esqueci de fotografar:
*Papel para molde; pode ser qualquer papel firme, cartolina, papel cartão...
*Ferro.

Obs: Você escolhe a cor e os tecidos que preferir (use tecidos planos e firmes).
Pode optar por colocar um fecho de pino ou algo parecido ao invés do botão
Se você não tem uma base para corte, use qualquer superfície plana; mas tome cuidado para não danificar a base que você esta usando, coloque um papel por baixo, ou algo do tipo.

PASSO-A-PASSO

MOLDE DA BOLSA

Depois de separar todos os materiais necessários, comece fazendo o molde da sua bolsa.
Eu usei um papel kraft, mas como disse, pode ser qualquer papel durinho...

O tamanho da bolsa você que define, eu fiz a minha com as seguintes medidas: 

Comprimento: 30cm.
Altura: 20 cm. 
Laterais: 15 cm.
Parte superior e inferior: 12 cm.
Entremeio: 4 cm.

PREPARAR E CORTAR OS TECIDOS:

*TECIDO DE NYLON:


1- Coloque o molde sobre o tecido, fixe com a fita para não escorregar.
2- Contorne com o lápis colorido;
3- Recorte com cuidado bem no contorno.


*TRICOLINE (FORRO):


Agora é a vez de cortar o forro, não precisa marcar com o lápis, ele pode ser cortado grosseiramente como na foto.

ENTRETELA:



1- Ainda com o molde corte a entretela com uma margem aproximadamente de 2cm, não precisa ser medido certinho... Eu fiz no "olhômetro" rs

2- Com essa margem fica mais fácil para retirar o papel depois.


COLAR OS TECIDOS NA ENTRETELA

*COLE O TECIDO DE FORA DA BOLSA:


1- Coloque a entretela do lado correto sobre o tecido, e com o ferro em temperatura baixa passe por todo o local, tenha paciência e não fique com o ferro parado mais de 10 segundos na mesma posição, a entretela é delicada e pode queimar.

2- Retire o papel que envolve a entretela;

3- Sem o papel a superfície está preparada para colar o forro de tricoline.

*COLE O FORRO:


1- Coloque o forro sobre a entretela que já esta colada no tecido de fora e passe;
2- Depois de tudo colado, corte as sobras.

ACABAMENTOS FINAIS

*DOBRAR AS PONTAS:


1- Com o auxílio da régua dobre as laterais;
2- Depois das duas laterais dobradas, faça o mesmo com a parte de baixo da bolsa.

*COSTURAR AS PONTAS E PREGAR O BOTÃO:


1-2- Costure as laterais;
3-  Costure o botão.

*FAZER A ABERTURA PARA O BOTÃO:


1- Marque um risco bem em cima do botão;
2- Corte com o estilete;
3- Feche a bolsa e veja como ficou.

*COLAR AS LATERAIS:



1- Com a cola de tecido cole as duas laterais;
2- Pressione com os dedos para fixar bem.

*CUSTOMIZAR:


Se desejar você pode customizar sua envelope de várias maneiras, colocando spikes, tachas, pedras, strass!
Eu bordei as extremidades da minha com pérolas pretas em metro.
E claro, vc tem a opção de deixá-la lisinha :)


Confesso que depois que bordei não gostei muito! rs
Mas acho que valeu a intenção, a próxima que eu fizer vou deixar lisa, bem básica!

E ai meninas, vão tentar fazer?

BjBj

24 comentários:

  1. Oi, Tami! Vou tentar fazer, sim! Parabéns pelo PAP!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoooooorei, queria ter tempo pra fazer essas coisas!

    Ahhhhhh, amei mesmo! Vou tentar.

    Beijinhos, Nah.
    http://despacotedazur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito show Tami, vc tem talento!!! Te seguindo! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Que liinda, adorei!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor-'
    Tudo liiindo aqui, parabéns ...
    Cheirinho bem grande e arrasou no post.
    >.<

    (Haylla)

    ResponderExcluir
  6. oii Tami, obrigada pelo carinho no blog.. volte sempre ;)
    tbm adorei aqui e já estou seguindo... vc é mto linda!

    bjo bjo
    bom fds!
    brechozinhoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee adoreiii menina mesmo com bordado amoo um artesanato ameii as vezes tento fazer uma coisa ou outra mas acho que vou acertar não fazer essa ai :/

    www.oquelatem.blogspot.com.br

    brigadu pela visita volte sempre to sempre aqui e no face bjs

    ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, td bem?
    Adorei seu tutorial! Que bolsa linda! Queria fazer igual mas confesso que sou 0 a esquerda em artesanato,rs
    Beijosssss,
    Pri

    http://despacotedazur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia Tami! quando tiver um tempo vou tentar fazer! hehe beijo

    ResponderExcluir
  10. flor do céu! acredita que olhei sua foto pequena e achei que fosse a Lindsay Lohan nos tempos de “sóbria”???
    muito linda vc!
    Teu DIY está perfeito! adorei mesmo!
    não sei se vc já me seguia, mas estou te seguindo desde já! Obrigada por comentar no meu blog!!

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Tami!! Adorei essa DIY ficou linda, vou tentar fazer uma pra mim! Beijão ♥

    ResponderExcluir
  12. Menina , sou apaixonada pelas coisas que você faz !
    Você vende ? Pode me responder no meu e-mail ?

    http://www.ela-sabe.com

    ResponderExcluir
  13. Oi adorei seu blog :)
    Obrigado pela visitinh,já estou seguindo,vc já é seguidora do meu blog??
    E a bolsa ficou um luxo!!!!!

    http://www.alinefashionmoda.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamiii!!! Que linda você flor!Adorei sua visita no meu blog :) Parabéns pela sua criatividade,amei esta bolsa que você fez! Um luxo!
    Parabéns pelo seu blog,está lindo!

    Bjs!

    Giselly Bravo
    http://cosmeticosecia-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii Tami,
    Primeiramente, mto obrigada por comentar lá no Chá =) volte sempre viu?!
    Ow, num é que a teeeeeempos venho pensando em tentar fazer algumas pra mim? kkkk Adoreiiiii, bom q agora pego as medidas certinhas e ja sei q ta certo! Amei Ameiii! ficou linda!
    Ah, to seguindo viu, adorei aki =) bjao

    NOVA COLEÇÃO COLORAMA - Viagem Translúcida
    http://chadeglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ficou linda, amei,
    beijinhos !!

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  17. Que tutorial perfeitoooo, ameeei!
    Ótima ideia, bolsa envelope ta super em alta...
    http://www.elainezanol.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei, ficou linda! E você é um maximo:-)

    Obrigada pela sua vivita ao meu blog, já sigo o seu!

    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Oii linda, estou amando o seu blog!
    Estou retribuindo a visita, sou dona do blog:

    http://assuntosfemininoo.blogspot.com.br/

    Já estou seguindo o seu blog *---*
    Amei o tutorial,

    Beeijooos

    ResponderExcluir
  20. Muito linda! Eu gosto de customizar as coisas e fazer tb, mas eu pagaria, gasta menos tempo e quem sabe só um pouco mais do que tudo que você gastou.
    Beijos.

    www.semparanoia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. adorei seu molde e sua explicação foi a melhor que achei na net obrigado por dividir suas técnicas bjs

    ResponderExcluir